[MUSIC] Utada Hikaru - SCIENCE FICTION

 



Fiquei pensando muito em qual review usar para inaugurar de vez esse blog. Pensei em falar do Girl With No Face da Allie X que (spoiler) foi até agora o álbum que mais me fisgou esse ano. Pensei no UNICORN da Koda Kumi, já que ela ocupa uns 87% do meu HD cerebral e resume meu branding na web. Mas no fim, decidi voltar às minhas raízes e falar de Utada Hikaru. 

Acho que não são muitos os que sabem que, antes de cair de cabeça no mundinho do Jpop, eu era absolumente viciado em Utada Hikaru. Meus primeiros contatos com a música japonesa foram, assim como foi com muitas pessoas, através de aberturas e encerramentos de anime e também músicas de jogos japoneses, e foi assim que cheguei em Simple & Clean/Hikari e também Passion/Sanctuary, da caótica franquia Kingdom Hearts. Alguma coisa nessas músicas me fez querer ir além delas, e comecei a baixar álbuns e singles, um atrás do outro. Tenho memórias muito vívidas na cabeça de jogar Ragnarök ouvindo as músicas do DEEP RIVER e do ULTRA BLUE, de baixar um radio-rip de HEART STATION no computador da minha escola de inglês, e também lembro de ser completamente obcecado com o clipe de SAKURA Drops. Até porque ainda sou.

(Como eu fui parar no Kumismo acho que vale uma memória em outra review, vamos manter o foco.)

Nada mais justo, então, que reviver esse começo de descobertas musicais para além do que tocava na rádio através do SCIENCE FICTION, compilação lançada em 10 de abril de 2024 para celebrar os 25 anos de carreira de Utada.

E como toda revisita ao passado, ouvir esse álbum foi uma mistura de lembranças boas e ruins, e também de sensações nostálgicas e estranhas ao mesmo tempo. Uma dessas percepções negativas foi justamente logo no começo do álbum, com a regravação de Addicted To You. Os vocais parecem estar numa camada meio torta, o tom nem sempre parecendo adequado, e o instrumental não pareceu tão certo de si. Confesso que fiquei pessimista para o que viria depois. 

Outras canções, porém, cresceram muito nessa revisita. SAKURA Drops ficou ainda mais etérea, com cordas que uma hora ressoam no canal da direita, depois no da esquerda, e uma clareza maior nos instrumentais, fazendo a melancolia agridoce ficar ainda mais envolvente. Flavor Of Life também foi trabalhada com mais limpidez, e ficou com ares menos genéricos de baladinha-jpop-orquestrada-late-2000s pra algo mais profundo.


Dentre as remixagens que não me agradaram, consigo listar de cabeça Prisoner Of Love e Beautiful World que, roubando as palavras de alguém no Twitter, ficaram parecendo mixagens para tocar no elevador. Quanto às outras regravações, foram dois extremos para mim: Hikari perdeu toda a magia e força no instrumental disperso, mas travelling viajou ainda mais alto e mais longe.

Como um todo, é uma compilação muito bem curada. Lamento um pouco a mania de compilações japonesas de, via de regra, incluírem apenas singles oficiais, porque várias joias perdidas acabam ficando de fora. Se pudesse, teria incluído aqui algumas faixas do Fantôme, e talvez do DEEP RIVER. Falando apenas de singles, inclusive, também fez muita falta Sakura Nagashii que não foi só um marco por ter sido o único lançamento que tivemos no seu hiato, mas também por ser uma mas músicas mais lindas que ouvi.

Mas, de modo geral, a compilação cobre muito bem todo esse trajeto de 25 anos de Utada, e tudo é coroado pela única faixa nova, Electricity, que sozinha já resume bem a compilação em si, criando uma justaposição do R&B dos anos 2000 com os instrumentais mais elaborados e etéreos dos últimos lançamentos, com toques de sax deliciosos.

SCIENCE FICTION prova que todos os recordes e impactos de Utada foram mais do que merecidos ao longo de todos esses anos, mostrando sua evolução de maneira muito clara. E digo evolução de propósito, não para implicar em uma melhoria, mas para reforçar que sobrevivem os que se adaptam. Utada se adaptou muito bem quando deixou os Estados Unidos para debutar no Japão, se adaptou muito bem quando começou a trazer referências além do seu clássico R&B, se adaptou aos traumas e dificuldades que implicaram em seu hiato, e hoje é de longe a maior referência musical do Japão quando comparamos seu trabalho atual com o de todo mundo que debutou na mesma época.

Que venham outros 25, com muitas memórias, encatamentos e boas músicas.


⭐⭐⭐⭐

Comentários

Postagens mais visitadas